Praga era um sonho antigo, e escolhemos esta linda cidade para celebrar nossos aniversários, que caem sempre na mesma semana. Sabia que seria um desafio, uma vez que é verão por aqui, consequentemente alta temporada e milhares de turistas por todos os lados. Apesar de lotada, Praga nos encantou e vou contar para vocês agora o que não podem deixar de ver por lá.
A maioria das atrações de Praga estão concentradas na mesma região, portanto conseguimos explorar todas as atrações sem precisar pegar nenhum transporte. Antes de começar é importante entender como a cidade funciona:
Praga é cortada pelo Rio Vltava – ou Moldava, em português. De um lado do rio fica a Cidade Antiga, a Cidade Nova e o Bairro Judaico. Já do outro lado você encontra o Distrito do Castelo e também a Cidade Baixa. Começamos nosso tour pela Old Town (Cidade Antiga).
1º Dia
Cidade Antiga – Staré Mesto
Charles Bridge – Karluv Most
Um dos principais cartões postais de Praga. A Charles Bridge foi construída em 1357. Com seus 515 metros de comprimento e 10 de largura, ela foi a única ponte de Praga até o ano de 1841. Há várias estátuas ao longo da ponte, cada uma delas com um significado. Ao atravessar aproveite para passar a mão na parte dourada da escultura de São João Nepomuceno (a oitava à direita) para fazer um pedido e garantir que um dia você vai voltar a Praga.
Além de lotada de turistas a ponte também abriga vários artistas e barraquinhas de souvenirs.
Old Town Square – Staromestské Námestí
Declarada como Patrimônio Cultural da UNESCO, a praça é cercada por igrejas e construções antigas. Apesar de estar sempre cheia de turistas, da pra notar o quão preservada está a cidade.
Alí também fica uma das principais atrações de Praga, o Relógio Astronômico. O relógio é lindo e bem complexo para entender. Composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses ou zodíacos.
Infelizmente o relógio estava em reforma e não deu para fazer nenhuma foto decente.
Klementinum
Bem próximo a praça está o Klementinum – É um complexo de prédios antigos, também tombado pela Unesco, composto pela Capela dos Espelhos, a Biblioteca Barroca e Torre Astronômica e foi por muito tempo considerado o terceiro maior colégio jesuíta do mundo.
A biblioteca, construída em 1722 é uma pérola da arquitetura barroca. Abriga cerca de 20 mil livros e o teto é repleto de afrescos do pintor Jan Hiebl. Já recebeu várias vezes o título de “A biblioteca mais bonita do mundo”.
Era a atração que eu mais queria ver, mas infelizmente estava fechada para reformas, espero que tenham mais sorte.
Bairro Judeu de Praga– Josefov
O Bairro Judeu tem várias sinagogas e também o famoso Cemitério Judaico.
Cidade Nova – Nové Mestro
A Cidade Nova é onde fica a famosa Dancing House. Você provavelmente já viu alguma foto deste prédio em algum guia de Praga. Confesso que não achei tanta graça, comparado a beleza do resto da cidade. O prédio é datado de 1996 e admito que tenha lá seu encanto pela arquitetura nem um pouco convencional mas não é preciso gastar mais do que 5 minutos por lá. Viu, fotografou… pronto, pode seguir em frente.
Confira no mapa abaixo onde fica cada atração. E acompanhem no próximo post o roteiro com minhas sugestões para o 2º.
0 Comentários