Viagem

O Que Fazer em Creta – Grécia



Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo.  Foi nesta ilha que floresceu a Civilização Minoica, considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. De acordo com a mitologia grega, foi em Creta que cresceu Zeus e que viveu o Minotauro.

Nos dias de hoje, o turismo é a principal atividade da ilha, mas Creta ainda é famosa pelas plantações de oliveiras, grande produção de azeites e até produtos de perfumaria e beleza feito de azeitonas. A ilha ainda produz uvas, queijos, laranjas e limões.

Foi Creta que escolhemos para nossas primeiras férias de 2019.

A ilha é linda, com atrações para todos os gostos. Praias paradisíacas, lagos, vilas antigas recheadas de história, culinária deliciosa e um povo muito hospitaléiro que nos fazem sentir em casa.

Como Chegar:

Há duas maneiras de chegar a Creta, de avião ou de barco. A ilha tem 2 aeroportos, o Heraklion, localizado na área central, e o de Chania (por onde chegamos e saimos), na região oeste. Há ainda os portos, que ficam nas mesmas cidades. Leve isso em conta de acordo com a localização do seu hotel.

Aegean e a Olympic Air são as companhias aéreas gregas que fazem o percurso Atenas/Creta, mas a ilha recebe também vôos de outras cidades da Europa pela EasyJet e Ryanair.

As passagens de barco e todas as informações de horários e dias podem ser encontrados no site Greek Travel Pages. Partindo de Atenas, o porto de saída para Creta é o de Piraeus.

Como se Locomover:

Por ser uma ilha grande, o melhor a fazer se quiser conhecer Creta, é alugar um carro. Há muitas opções de aluguéis por toda a ilha. Como ficamos em Platanias (Chania) alugamos por lá. Vou deixar o contato no fim deste post. É possível também alugar scooters, motos e bikes. Mas não se preocupe pois os transportes públicos funcionam muito bem por lá. Há também várias empresas especializadas em excurssões e passeios.

Praias:

Lado Leste de Creta:

Tymbaki: Com um cenário mais rústico, a praia Tymbaki, entre Matale e Agia Galini, tem uma estrutura limitada de bares e cadeiras na areia, o resto é uma extensão quase vazia e espetacular.

Agia Galini: praia charmosa para fazer relaxar e também conhecer a cidade em volta da praia.

Grutas: mais próximas de Heraklion, as Grutas de Matala, ao sul, foram esculpidas no período romano.

Lado Oeste de Creta:

Falassarma: A Baía de Falassarna, uma das mais famosas de Creta, é composta de 5 praias lindíssimas, ligadas com estrutura de bares e espreguiçadeiras.

Elafonisi: A praia de Elafonisi fica dentro do parque natural de mesmo nome, a 82 km de Chania. A estrutura turística é boa, mas ainda um pouco limitada, então leve, sempre que possível, comida e água.

Seitan Limani:  (também conhecida como Stefanou Beach) é uma praia de azul intenso escondida entre rochedos. Fica perto de Chania, e é imperdível.

Balos: Fica a pouco mais de uma hora da cidade de Chania. Dá para chegar de barco, saindo de Kissamos, e também de carro, fazendo uma caminhada de 1,5 km desde o estacionamento até o mar. Mas não desista de ir por causa disso, a recompensa é um cenário esplendido de areias brancas, mar azul e a ilha de Gramvousa ao fundo, que pode ser acessada pela parte rasa.

Prevelli: Além de belíssima, a praia tem um rio que deságua no mar. Para quem gosta de cachoeiras, esse rio (Kourtaliotis River), atravessa uma garganta de rochas e tem algumas quedas d’água pelo caminho.

Ammoudi: no sul, no sentido oeste, é uma pequena praia cravada entre rochedos com visual lindíssimo.

Os Vilarejos:

Chania: (onde ficava nosso hotel), o charme da cidade começa pela região de Old Venetian, uma espécie de calçadão com restaurantes e bares de comida local. A vista do calçadão dá para um antigo Farol e para a Fortaleza de Firka, ambos abertos ao público a partir das 9 da manhã. Já de museus, Chania possui dois grandes, o Naval e o Arqueológico, próximos do centro.

Quem gosta de aventura ainda pode apostra no desfiladeiro de Samaria, o maior da Europa.

Agios Nikolaos: Esse pequeno vilarejo vem se destacando em Creta, principalmente pela sua vida noturna e boêmia. É alegre, de frente para o mar, com casario colorido e cheio de bares e restaurantes.

Heraklion: Por ser o maior e mais populoso vilarejo, tem também o maior número de monumentos históricos da ilha. Nas proximidades do porto da cidade estão o Museu Arqueológico, com acervo de arte Minoica, a fortaleza de Koules, a Catedral de Agio Minas, inaugurada em 1895, e a Igreja de Saint Titus, do período Otomano.
Outro ponto indispensável para se visitar, é o sítio arqueológico de Knossos, afastado do porto, construído pela civilização Minoica e que tem as ruínas do castelo mais imponente construído em Creta.

Rethymo: Localizado entre Chania e Heraklion, conserva um ar quase medieval, tendo como pontos turísticos principais, a Fortaleza de Rethymno, as Mesquitas de Neratze e de Sultan Ibrahim e o Parque Municipal.

Vale a pena bater perna pelas ruas e encontrar restaurantes e lojas escondidas. Já Sitia segue a linha das clássicas cidade praianas, casas e prédios baixos, calçadão modernizado e uma vista espetacular do mar. Por lá a atração é a Fortaleza veneziana de Kazarma, datada 1508.

Ruinas: Localizada a 17 km de Chania, em direção a Rethymno, encontra-se as ruinas de Aptera, cidade-estado, que já era poderosa no final do período minoico e que atingiu o seu apogeu no período helenístico. Declinou lenta e gradualmente a partir daí, embora continuasse a ser uma cidade importante durante o período romano e primeiros tempos do Império Bizantino. Foi destruída por dois terremotos, nos séculos IV e VII d.C., e pelos Sarracenos em 823, quando foi definitivamente abandonada.

Por lá é possível observar ruinas de templos romanos, cisternas, teatro, casas de banhos coletivos etc. Tudo isso com vistas incríveis, de um lado as montanhas cobertas de neve, e do outro lado o mar de azul intenso. Vale muito a pena a visita e custa só 2 euros por pessoa.

Como prometido, alugamos nosso carro na Summer Time Rentals. A empresa tem 4 lojas, todas em Chania. Os veículos são todos novinhos e os preços são muito bons. Os atendentes são muito simpáticos e fazem de tudo para nosso conforto.

Nos próximos posts falo mais sobre o hotel onde ficamos hospedados e nosso restaurante favorito em Platanias, Chania. Fiquem ligados!

anterior
proxima

You Might Also Like

0 Comentários

Responda

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.