Viagem

Gruta de Benagil

Como prometido no post anterior, agora vou contar como foi minha visita a um dos cartões postais mais famosos do Algarve, a Gruta de Benagil.

A gruta já fazia parte da minha lista de lugares para conhecer a um tempinho e agora, como parte da celebração do meu aniversario, meu desejo foi realizado!

A paisagem é de tirar o fôlego! Trata-se de uma praia que fica dentro de uma gruta com duas entradas nas falésias e um buraco no teto por onde entra a luz, chamado Algar de Benagil. Não é atoa que a gruta foi considerada uma das mais bonitas do mundo. O título é merecido, porém com o titulo vem a fama e os milhares de turistas.

Há várias maneiras de chegar na gruta. Por Faro, Lagos, Portimão etc. No nosso caso saímos de Albufeira, dirigimos cerca de 20 minutos e chegamos a Praia de Benagil. A praia é linda, e é de lá que partem os barcos para a gruta. Só é possível acessar a gruta pelo mar, portanto é necessário contratar um barco, alugar uma prancha ou caiaque.

A Gruta de Benagil possui duas entradas a partir do mar, que são separadas por uma parede de arenito. A primeira entrada fica a apenas 100m do canto esquerdo da praia de Benagil, a segunda, uns 50m depois. Estas duas entradas são os acessos à gruta, onde entram os barcos, caiaques, pranchas etc.

O Algar de Benagil é o buraco que tem no teto da gruta, que pode ser acessado por uma trilha entre as pedras.

A Gruta de Benagil é linda, mas não é a única da região. As falésias aos arredores são repletas de pequenas cavernas acessíveis pelo mar.

Há várias táticas para o passeio perfeito e para conseguir a foto mais instagramável. Mas aqui vai minha experiência. Fomos bem no auge do verão (Agosto), então para evitar qualquer contratempo, pesquisei com muita antecedência e reservei nossos lugares no barco alguns dias antes. Optei também por ir bem cedo, para evitar o calor escaldante e a multidão. Demos sorte também em encontrar facilmente uma vaga para estacionar. Há pessoas que preferem o final da tarde, dizem que também não é muito concorrido. No fim do inverno e fim do verão, a fluxo de turistas diminui bastante, pode ser um ponto a considerar na hora de marcar sua viagem, dependendo é claro da sua disponibilidade.

Atenção: Não são todos os barcos que param dentro da gruta por alguns minutos para que os turistas desçam e tirem suas tão sonhadas fotos. Alguns só param na entrada da gruta e as fotos tem que ser feitas de dentro do barco. Certifique-se deste detalhe antes de contratar uma empresa. Há passeios de 30 minutos ou de 1hora, e ambos passam por outras grutas da região. Contratamos o de 30 minutos e ficamos satisfeitos. Se você gosta de aventura, pode contratar um caiaque ou uma prancha de stand up.

Vou deixar aqui o contato da empresa que contratamos por que adoramos o trabalho deles. Foram muito simpáticos e atenciosos:

Taruga Benagil Tours: https://www.tarugabenagiltours.pt/

anterior

You Might Also Like

0 Comentários

Responda

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.