Quem aí adora experimentar a culinária local enquanto viaja? Quando se pensa em Holanda, o que vem a cabeça normalmente é: Tulipas, Canais, Maconha, Red Light District, tudo menos comida. Certamente o país não é conhecido pela sua “vasta” gastronomia, mas isso não significa que você não vá encontrar coisinhas beeeemmm gostosas por aqui.
Nesse post vou partilhar com vocês os meus guilty pleasures de Amsterdam. Afrouxem os cintos e se joguem!
Apple Taart met Slagroom
Já vou começar com a minha preferida! A tradicional Apple Taart met Slagroom, calma que já explico! A torta de maçã com creme é simplesmente maravilhosa. Talvez seja o doce mais tradicional da Holanda, portanto, você não pode deixar de experimentar.
O café Winkel 43, tem fama de ter a melhor torta de maçã do país, passa lá para comprovar.
Stroopwafel
O nome é meio estranho, mas posso garantir que é muuuuuuito bom. O Stroopwafel nada mais é que uma bolacha recheada com caramelo. A tal bolachinha ganha o coração de todos que me visitam. Tanto que sempre levo de presente para a família quando vou de férias. Sugiro um passeio ao Albert Cuyp Market, o mercado de rua mais famoso de Amsterdam. Além de ser um passeio super agradável, por lá os Stroopwafels são feitos na hora, quentinhos e bem saborosos.
Verse Vlaamse Friet
Achavam que eu ia ficar só nos doces? Nananinanão! Esse nome complicado aí são as famosas batatas fritas no cone. Existem várias barraquinhas vendendo batatas por toda a cidade, todas elas com 1 milhão de opções de molhos para você escolher. Na dúvida peça maionese, não tem erro.
Vou colocar aqui um dos mais tradicionais, fica bem no centro, no meio da muvuca toda. Mannekenpis.
Kibbeling
Kibbeling é um velho conhecido nosso, mas feito de uma maneira totalmente diferente. Trata-se de bacalhau fresco frito. Apesar de ser o mesmo peixe, o Kibbeling tem um gosto totalmente diferente do bacalhau que comemos na Semana Santa. Também é possível encontrar em vários lugares pela cidade, mas indico o Fishmongers, também no Albert Cuyp Market.
Bitterballen
Eu diria que a bitterbal está para o holandês como a coxinha está para o brasileiro. Figurinha garantida em qualquer festinha e mesa de boteco que se preze. O salgadinho é uma bolinha frita, recheada com um molho de carne moída, acompanhada de mostarda. O sabor tradicional é o de carne e você encontra em todos os bares e restaurantes, o Bar Biterbal promete servir as melhores bitterbollens da cidade, lá você encontra outros sabores também.
Esses foram os meus favoritos. E você, já esteve em Amsterdam e já experimentou uma dessas delícias? Conta aí os comentários.
1 Comentário
vanessa
21 de dezembro de 2019 at 16:26Que delícia!!! Poder experimentar novos sabores, novas culturas é maravilhoso. As suas comidas estão muito apetitosas, amei conhecer esse blog ceio de conteúdo bacana.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/