O peito fica cheio com o ar puro que só uma ilha no meio do Atlântico têm. Os olhos contemplam o verde dos campos e as vaquinhas pastando tranquilamente. A volta, a imensidão do oceano. E a noite, o céu estrelado, lindo, como a muito tempo não via. Esse é o efeito Terceira, capaz de mandar para longe até o mais alto nível de stress.
A Terceira é uma das 9 ilhas dos Açores, um arquipélago no Oceano Atlântico que pertence a Portugal, portanto, também parte da União Européia. O arquipélago dos Açores foi formado por atividades vulcânicas e se localiza na junção de 3 placas tectônicas. A sua localização geográfica faz com que as ilhas tenha paisagens muito variadas com, serras, planícies, praias, erupções vulcânicas, furnas e lagoas. Ou seja, apesar do jeito pacato, há milhares de coisas para se fazer por lá. O clima é imprevisível, apesar do calor, chovia e fazia sol com a mesma rapidez em que devorávamos os petiscos deliciosos do lugar.
O objetivo da nossa visita não era somente turismo, fomos convidados por um querido casal de amigos para o casamento deles. Eles nasceram e foram criados na Terceira e embora hoje moram aqui em Amsterdam, fizeram a cerimônia de casamento lá, junto à família e amigos. O casamento foi MA-RA-VI-LHO-SO! O tema escolhido para a cerimônia foi : Viagem. Os noivos fizeram um excelente trabalho, pensaram em tudo e era possível sentir o amor em cada detalhe.
Tivemos a oportunidade de conhecer os pais dos noivos, que por coincidência, os dois casais casaram-se no mesmo dia, 25/09/1976. Por isso, os noivos escolheram também se casar na mesma data em que os pais de ambos completavam 40 anos de casados. Dá pra ser mais perfeito que isso? Tivemos a oportunidade de nos deliciarmos com um banquete preparados pelos veteranos que incluía, caranguejo, lapas e polvo, regados a um delicioso vinho caseiro.
Conhecemos também muitos dos amigos de infância dos noivos e nos divertimos muito nos encontros e festas que aconteceram enquanto estivemos por lá.
O desafio era tentar aproveitar o passeiro, turistar o máximo possível e também participar dos vários eventos ligados ao casamento. Entre despedidas de solteiro, jantares, almoços e encontros para ajudar os noivos com alguns projetos para a festa, sobrou tempo para dar a volta a ilha, encher os olhos com paisagens lindíssimas e a pança com a deliciosa culinária local.
Apesar de pouco tempo, alugamos um carro para rodar pela ilha. Ficamos hospedados num hotel na Praia da Vitória e de lá fomos para Angra do Heroísmo, visitamos a Serra do Pico, as Cinco Ribeiras, os Biscoitos, as Quatro Ribeiras. Fomos ao Queijo Vaquinha e provamos queijinhos deliciosos acompanhados de pão lêvedo. Almoçamos no restaurante Búzios (que também serve picanha), jantamos no restaurante Canetas um prato típico da ilha, a famosa alcatra, um dos melhores pratos que já provei na vida. Sério! DELICIOSO!
No dia seguinte ao casamento os noivos organizaram um Canyoning com mais alguns convidados, coroando assim o fim de dias incríveis. Voltamos para casa encantados com a beleza do lugar, com o amor dos noivos, com a hospitalidade dos moradores, com lindas demostrações de carinho e amizade e é claro com os incontáveis banquetes da mais deliciosa comida portuguesa.
Terceira, espero muito te ver no futuro!
Provamos e aprovamos:
Hotel Terezinha
Praceta Dr. Machado Pires 45, 9760-449 Praia da Vitória, Portugal
Restaurante Búzios
Piscina Porto Martins, Azores, Portugal
Queijo Vaquinha
Canada Pilar 5 Cinco Ribeiras, Azores, Portugal
Restaurante Caneta
Às Presas 13, Altares, Ilha Terceira – Açores
Rope Adventures – Canyoning
Clube Naval da Praia da Vitoria, Azores
0 Comentários