Casinhas lindas com telhados de palhas, jardins floridos e bem cuidados, pontes de madeira super fofinhas e canais, muitos canais, com patinhos a nadar. Não meus queridos, não roubei essas palavras de um livro de histórias infantis. Este cenário não é fictício, ele existe, e é aqui na Holanda.
Giethoorn é um vilarejo localizado na província de Overijssel. Neste mágico lugar não existem ruas, tampouco carros. Conhecido como a “Veneza da Holanda”, o vilarejo foi fundado por volta de 1230 e mais parece ter saído de um conto de fadas. A cidade possui 176 pontes, tornando tudo ainda mais charmoso.
O transporte “oficial” é o barco, em sua maioria silenciosos e como já diz o site da cidade: “O som mais alto que você vai ouvir é o ‘quack’ dos patos ou o barulho do pássaros.”
Para chegar até o lugar os turistas devem estacionar os carros e seguir a pé ( que foi o que fizemos) ou de barco. É possível também alugar bicicletas logo na entrada da vila. O passeio é incrível, fomos no verão, mas como o clima aqui é imprevisível, fazia um certo friozinho e choveu algumas vezes. Mesmo assim, é impossível não se encantar com a beleza do lugar, o capricho na decoração das casas e cuidado com os jardins. Cofira nas fotos!
2 Comentários
Mayte Scaravelli
26 de janeiro de 2017 at 21:03Quanto tempo para conhecer a cidade com calma? Dedicar meio período é o suficiente? Tem algum restaurante para indicar?
Lala
26 de janeiro de 2017 at 22:22Oi Mayte,
A vila é bem pequena, logo umas 3 horas é suficiente. Tem alguns restaurantes super charmosinhos na entrada da vila, não parei em nenhum na verdade, fui logo após o almoço e como era verão, tomei um sorvete super gostoso numa gelateria. É a única que existe. Não tem como errar.
Bom passeio e me diz depois se gostou. Bjs